top of page
calendario 1.jpg

2024

Caminhada Solidária pelo Coração  - 29 Setembro 2024

RS_QUADRADO_1-1_COIMBRA-UNIDA-PELO-CORAÇÃO.jpg

 

No Dia Mundial do Coração, das 8h30 às 13h no Parque Verde de Coimbra (junto ao urso), junte-se a este evento para promover a sua saúde cardiovascular.

 

A inscrição na Caminhada tem um custo de 5,00€ por participante, com seguro (com inscrição até ao dia 28/09/24) e  atribuição de kit de participação com mochila, t-shirt, água, sumo e barra de cereais. Podem participar gratuitamente crianças e jovens com idade inferior ou igual a 16 anos sendo a responsabilidade da sua participação imputada aos pais. Para receberem o Kit de participação terão igualmente de se inscrever.


Para além de 2 percursos de diferentes dificuldades, haverá a possibilidade de uma caminhada histórica realizada por dois guias da CMC (limitado às primeiras 50 inscrições).

 

      PROGRAMA

           8h15 - Abertura das inscrições e entrega de kit solidário

           8h30 - Aquecimento

           9h - Início da caminhada 

           10h15 - Início da caminhada histórica

           13h - Terminus das atividades


Durante todo o evento serão disponibilizadas avaliações do risco cardiovascular

​

Contamos com a sua participação!

Regulamento

Inscrição por

cada participante

Percurso

Rota do Coração  - 29 Setembro 2024

2 Cartaz Atividade fisica  Rota do Coração 2024-02.jpg
1 Cartaz Rota do Coração 2024-01.jpg

Cantanhede Unida pelo Coração  -  Maio, Mês do Coração

 

Em Maio, Cantanhede Unida pelo Coração desafiou os jovens das escolas do conselho de cantanhede a refletir sobre o tema "a prevenção da doença cardiovascular é um desafio familiar"

​

E este foi o resultado!

Cartazes criados pelos jovens e divulgados pelo município.

2 a familia na prevenção da DCV.png
5 a familia na prevenção da DCV.png
4 a familia na prevenção da DCV.png
6 a familia na prevenção da DCV.png
1 a familia na prevenção da DCV.png
3 a familia na prevenção da DCV.png
8 a familia na prevenção da DCV.png
7 a familia na prevenção da DCV.png

Gincana do Coração  - 16 Março 2024

 

Numa altura em que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em todo o mundo, a importância da literacia em saúde cardiovascular nunca foi tão importante.

 

No dia Europeu da Prevenção do Risco Cardiovascular, celebrado a 14 de março, a Europa convida-nos a refletir sobre este tema.

​

No próximo dia 16 de março de 2024, pode passear por Coimbra a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, percorrendo os postos da GINCANA DO CORAÇÃO.

 

Nestes postos, pode conhecer o seu risco cardiovascular, fazer exames de saúde específicos e ter aconselhamento personalizado por uma equipa  multidisciplinar sobre os diferentes fatores de risco para a doença cardiovascular.

​

Se procura diferentes estratégias para praticar uma alimentação saudável e ter mais conhecimento sobre o que é consumo moderado de bebidas alcoólicas, passe durante a manhã pelo Mercado D. Pedro V. Terá algo para poder degustar.

​

Caso seja fumador, convidamo-lo a passar pelo Café Santa Cruz onde poderá avaliar a sua motivação para deixar de fumar e perceber diferentes estratégias utilizadas para deixar de fumar.

​

Se acha que dormir mal não tem implicações para as doenças cardiovasculares, desengane-se. Passe pelo Parque Manuel Braga, para perceber como as perturbações do sono podem ter implicações na sua saúde cardiovascular.

​

Na Antiga Estação Elevatória do Parque (Museu da Água), dedicado à Insuficiência Cardíaca, serão realizados alguns exames como o eletrocardiograma, ecocardiograma e avaliação da rigidez arterial. Neste posto poderá ter mais informação de quais os sintomas e as causas deste problema de uma parte considerável da nossa população.

​

Se gostava de ter mais informação sobre o que são as doenças vasculares no cérebro, no coração e nos membros inferiores, visite o posto no Alma Shopping, onde pode realizar uma avaliação carotídea (artérias do pescoço que levam o sangue para o cérebro) ou dos vasos dos membros inferiores. 

​

Estima-se que em Portugal a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%. Destes, menos de metade estão medicados e só 11,2% estão controlados.

No Parque Verde, com a participação da Sociedade Portuguesa de Hipertensão poderá avaliar a sua tensão arterial e contribuir para a Missão 70/26 que pretende ter 70% dos doentes hipertensos vigiados e controlados até 2026.

​

Em qualquer um dos postos estão profissionais de saúde das diferentes áreas de especialização que o referenciarão para os cuidados de saúde adequados em caso de necessidade.

bottom of page